Centro médico de excelência, Av. São João, 2.200 ( 10º andar, sala 1001 ). Colinas Green Tower – Shopping Colinas

Urodinâmica

Home / Especialidades / Urologia

O que é?

É o exame que vai mostrar como está funcionando a bexiga (enchimento e esvaziamento). Conseguimos avaliar as perdas urinárias e a dificuldade para esvaziar a bexiga através deste exame. As informações são valiosas para um tratamento mais adequado pelo médico que solicita o exame. O exame pode ser realizado em crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos.

Como é feito:

A primeira etapa do exame é simples! Com a bexiga cheia o paciente vai esvaziar a bexiga. A única diferença é que a cadeira que ele senta é semelhante a um vaso sanitário, mas embaixo há um funil e um sensor para medir a força e tempo que o paciente esvazia a bexiga! Para o paciente não há diferenças em relação ao que faria em casa!

A segunda etapa é passando uma sonda de silicone na uretra (canal da urina) e outra via retal! As sondas serão importantes para medir a pressão dentro dos órgãos em questão! Fazemos o enchimento com soro fisiológico da bexiga e avaliamos como seria no cotidiano a bexiga enchendo e posteriormente esvaziando, e principalmente porque acontece a perda de urina ou a dificuldade para eliminar a urina! Demora cerca de 30 minutos. É feito com anestesia local. O paciente pode ir para casa na sequência do exame com orientação para ingerir bastante líquido neste dia e evitar de segurar a urina.

Quando é indicado:

Sintomas como urgência:

• Perda de urina aos esforços, frequência urinária aumentada;
  • Incontinência urinária recidivada (que voltou), infecção urinária de repetição, sensação de resíduo na bexiga após urinar;
  • Paciente com antecedentes ginecológicos e cirurgias para tratamento de câncer;
  • Paciente submetido à radioterapia e braquiterapia;
  • Paciente com problemas na próstata;
  • Todo paciente que realizará procedimento cirúrgico;
  • Prolapso (bexiga, reto ou útero caído).

O exame é dolorido e/ou tem riscos?

Há necessidade de utilização de sondas e equipamentos especiais para coletar a urina, mas o desconforto produzido é mínimo. A maioria das pessoas refere que o nível de dor ou desconforto é muito baixo, geralmente decorrente da passagem de sondas pela uretra. Entretanto são utilizadas sondas delicadas e o treinamento do profissional aliado à tranquilidade do paciente faz com que seja praticamente indolor. Em virtude da passagem de sonda há risco de infecção urinária e de discreto sangramento urinário.

Porém, são adotas várias medidas de proteção fazendo com que o índice de complicações seja muito baixo. Pacientes portadores de problemas mais graves da micção têm riscos maiores e o médico normalmente consegue identificar os casos mais delicados e tem plenas condições de proteger os pacientes.

Dr. Leonardo
CRM: 104117 / RQE: 81387